quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Maaazinga!

Cá estamos para dar mais novidades fresquinhas de Padova! Infelizmente estamos a acabar a 4ª semana do curso de Italiano, foram manhãs espectaculares. Apesar de custar levantar cedinho e de ainda não falarmos italiano (que será de todo impossível :P) aprendemos muito e sobretudo conhecemos uma pessoa fantástica que em muito nos ajudou, para noi ela é definitivamente a TUTORA de Italia.


Na foto temos a Zeynep da Turquia que está a fazer SVE na Xena, a Barbara (L’Insignante) e noi :D

Para além das aulas quase todos os finais de tarde temos lugar cativo no Bar Fly onde bebemos um Spritz e onde curiosamente já nem precisamos pedir… O que se torna chato porque não dá para treinar o Italiano. Eheheh A noite é o que nos aborrece mais, temos saído algumas vezes mas os bares fecham à meia noite (!?!?!) e tirando a quarta e a sexta em que há algum movimento na Piazza Della Erbe o resto dos dias Padova é quase morta, com a excepção dos Kebabs que fecham mais tarde :P
Agora, o que nos deu sem dúvida uma total liberdade e autonomia foi a nossa última aquisição! Para quê um carro que só provoca comodismo e poluição? Para quê uma mota que faz um barulho irritante? Quando temos as nossas lindas BICICLETAS!!! Passo a apresentá-las:

A SUPER STAR

Marisa não poderia ter escolhido melhor… Uma bike rosa choque que ofusca qualquer condutor quando as luzes apontam na sua direcção! O banco esta ligeiramente subido mas isto não a impede de pedalar. Este membro foi o mais difícil de convencer a adquirir uma bicicleta mas depois de percorrer Padova de norte a sul durante três horas, remédio santo!






A MELISSA MARIJUANA

Ninguém a para… Já diz que este vai ser o seu meio de transporte no futuro. Apesar de não chegar com os pés ao chão Catarina prefere mil vezes a sua querida Melissa do que andar metida em autocarros apinhados e esperar horas a fio por eles.







A BLACK JACK

Calma a Serena, a Bicicleta de Carlos é a sua companheira visto que é o único que vive sozinho. Como em todas as relações, inicialmente houve um tempo de adaptação, principalmente entre o rabo e o selim, mas agora são inseparáveis, só não se dão muito bem de manhã com o frio, mas nada que o amigo BUS não resolva! :D




A BUNDA

Aí Minina essa é a Bunda da Bunda da Jéssica… Um roça roça sem mais não! Essa minina na bicicleta até samba! Adora fazê esporte… todo o santo domingo vai corrê para o calçadão dji Padova e fazê o alongamento. Agora adjiquiriu um novo companheiro na sua caminhada esportiva. Beleza!!








A CARINA TURBO

A nossa Marisa é um show na sua piccola bici! Não poderia ter arranjado uma bicicleta que fosse tão à sua medida como esta. Entre elas há uma relação de pura amizade. Durante todas as viagens Marisa entre num estado de concentração total que nem os carros que estão à sua frente ela vê… É uma relação tantra! (nós desconfiamos que ela vai levar a bicicleta para Portugal!!)


Estas meninas têm-nos provocado momentos de muita satisfação, risada e fadiga! Por causa delas já houve:
- Rabos duridos;
- Meninas perdidas durante três horas a percorrer vias rápidas à noite;
- Ruas de Padova percorridas aos “S’s”;
- Uma menina que quis “mandar-se ” de frente contra um carro;
- Muito Cansaço a subir “Cavalcavias”…

Só passou um mês, o melhor ainda está para vir, espero que a vossa experiência esteja a ser tão boa como a nossa mas com mais animação nocturna! (Va benne meninos da Suécia, nós sabemos que vocês ainda estão piores…)

Ciao! ci vediamo presto…

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Fim-de-semana quase em coma...

Hola!

Pois é... e voltamos nós para contar mais umas aventuras por Barcelona! Claro que continuamos a aproveitar bem a vida espanhola e cada vez mais porque conhecemos cada vez mais os cantinhos por cá...
Quinta-feira fomos convidadas pelos italianos para ir almoçar a casa de um deles depois das aulas... e foi um almoço fabuloso, o qual a Marlene não pôde provar porque entretanto lhe ligaram da Nexes para ir visitar o centro onde vai estagiar... e não pôde provar porque a comida italiana, que parece tão simples, é extremamente complexa e demorou quase 3h a ficar pronta... mas valeu a pena a espera porque estava deliciosa aquela pasta!!!
Conclusão... sentimo-nos na "obrigação" de retribuir e resolvemos fazer um jantar no sábado com todos os Leonardos... mas antes disso tivemos uma noite de Flamenco simplesmente fabulosa!!!Se algum de vocês pensa que Flamenco é girinho... só vos dizemos que é maravilhoso!!! Recomenda-se seriamente a todos os que venham a Espanha... nós adorámos!!! Começou com um espectáculo vocal, acompanhado à guitarra, de dois rapazes que cantavam com uma emoção de arrepiar qualquer pessoa, até mesmo as menos sensíveis! E depois desse espectáculo entra a bailarina que era qualquer coisa de extraordinária... parecia tão sossegada, mas quando a música lhe entrava no corpo ela absorvia-a de tal forma... era dança mesmo com emoção! Lindo, simplesmente lindo... de arrepiar e de querer voltar a ver! ;)
Depois disso resolvemos todos ir até um bar algures perto das Ramblas, chamado Q-Bar onde entrámos de borla e ainda tivemos direito a um chupito (é uma espécie de shot), que não era grande coisa, mas era de borla ;) Foi demais porque estavam os Leonardos todos e foi borga total! A certa altura o primeiro andar do bar era todo nosso e já fazíamos brindes em norueguês e tudo! Muito culturais que nós estamos a ficar, como podem ver!! Somos mesmo um espectáculo!Foi uma grande noite... e gostámos tanto que a prolongámos até sábado...
Sábado, cerca das 20h30 começou a chegar o pessoal para o famoso jantar... que de repente começou a ter gente de todo o lado... não só os "nossos" Leonardos! Enfim... rapidamente a casa ficou cheia e tudo comia e bebia... muita bebida e alguma comida e assim foi a nossa noite...Era suposto sairmos de casa depois de jantar porque mora cá mais gente em casa e que trabalham ao domingo, mas o pessoal só começou a desertar quando esgotámos a bebida ;)
Foi uma noite muito bem passada, onde até estiveram também presentes os nosso companheiros colombianos, que afinal até são bem simpáticos... são é mesmo tímidos e por isso têm vergonha de falar connosco... vamos ter de começar a desencaminhá-los também!Depois os Leonardos decidiram que podíamos ir até a um bar no Raval... que soubemos no dia seguinte que era na rua das prostitutas... na altura não reparámos ;)
Acabou por ser uma noite divertidíssima e sem dúvida a repetir!!!
Descobrimos também que os noruegueses, apesar de serem todos bem mais novos que nós são super atenciosos e responsáveis!
Claro que domingo foi o dia para descansar e para fazer os trabalhos de casa do curso de espanhol... e hoje voltamos às aulas... e a mais uma semana de aventuras!!!

Hasta pronto!!! Besitos... ;)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Fomos ao Pólo Norte!!!!



Ois pessoal, pois é fomos ao pólo norte! Não é muito excitante é mais como uma linha imaginária que atravessamos e de um momento para o outro já podemos dizer que estamos no pólo norte. Mas valeu pelo convívio, foi muito giro até fomos até à fronteira com a Noruega (a paisagem é realmente lindissima). Depois paramos em Arjeplog para comer e ir ao museu da prata, que é uma colecção de um médico que aceitava géneros de prata dos Sami como forma de pagamento (pelo que parece, era uma espécie de Dr. Sousa Martins Sueco).

A propósito já fomos fazer ski. Claro que nos fartámos de cair, mas pelo menos aprendemos a levantarmo-nos como deve de ser para tentarmos de novo. Foi uma experiência extremamente hilariante.

Enfim os dias vão passando e os estágios vão-se aproximando, já andamos os três a alinhavar trabalho (pelo menos eu e a Rita sim, o Hugo está um pouco mais atrasado).

Já começamos a ficar um bocado fartos das musicas do Stalos porque é vira o disco e toca o mesmo (especialmente musicas amaricanadas dos anos 60 e 70).

Espero que a vossa experiência esteja a ser tão enriquecedora como a nossa.

Pussar och Kramar

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Noite romântica a três... e amigos...inesperados...


Depois de um jantar embebido em sangria do lidl (7% de alcoól), saímos à noite extasiadas pela vontade de conhecer um pouco mais ou alguém mais, pois a nossa sensualidade não nos deixa passar despercebidas.... Como sempre, começamos a nossa procura no lugar que elegemos o melhor ao nível de diversão nocturna...o Metro de Sagrada Família!!

Percorremos novas calles questionando onde seriam os bares clandestinos e, enquanto isso, o nível de extase ía-nos subindo no sangue... falamos, gritamos e rimos para e com quem se cruzou no nosso caminho nocturno... e, cansadas de relações efémeras, procuramos, junto às Ramblas, quem nos dá mais calor, os italianos!! Chegadas a Ovella Negra, corpo e mente se afugaram nos bafos da noite e eis que conhecemos a mulher mais desejada de Barcelona cujo nome permanecerá de boca em boca por muito tempo...Marta!!Isto, é o que nos lembramos da nossa noite magnífica de sexta-feira, cuja magnitude desejamos repetir por muitas mais...
Sábado foi bem diferente... as almas sairam cansadas... a descoberta de ruas novas trouxe-nos sentimentos demasiado ambivalentes... fomos abordadas por prostitutas e assediadas por chulos...o passo alargou-se e o suor soltou-se...de volta às Ramblas, foi bom respirar de novo.Eis o Raval...uma das zonas mais bonitas e com mais vida local de Barcelona... Nos bares encontram-se pessoas reais com tudo o que há de bom e de mau no real... Para mim (Catarina), valeu a pena o perigo e fico no desejo voltar a uma noite ravalense...

Na tarde de Domingo (ao contrário dos últimos dias!!!) o Sol brilhava radiante...Chegadas ao Parc Ciutatella, entramos num mundo de todos de uma diversidade estonteante e de uma animação contagiante.... recomenda-se para uma tarde de Domingo e/ou de ressaca!!












Hoje, empiezamos as idas aos Museus pelo MACBA, Museu d'Art Contemporânea de Barcelona... o primeiro de muitos, pois a ansiedade de conhecer o novo não nos deixa dormir!!!















LAs leonardinas saludan con muy cariño!!

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Berlin

Só mesmo para dizer que já chegamos e que estamos a habituarmo-nos à ideia de nos sentirmos formigas nesta cidade colossal. Já passeámos, já tivemos algumas aventuras engraçadas- e só cá estamos há dois dias! Coisas como: dificuldades absurdas de comunicação, lutas tribais por utensílios de cozinha,... nada mortal, note-se :P

Espero que estejam todos bem.

Beijinhos germânicos

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Últimas de Barcelona...



Holla chicos!!!


Depois de quase duas semanas em Barcelona dá para constatar que realmente aqui vivemos num mundo aparte, sem stress... As pessoas andam todas muito à vontade nas ruas, vestem-se como querem, não há regras e assim vai tudo andando...o que interessa é a comodidade de todos para que se faça um bom trabalho! E entre passeios e saídas à noite lá vamos descobrindo algumas coisitas...

Descobrimos que as crianças são muito pacíficas e não se houve nem um piu quando andam na rua... todos sosegadinhos e de mãos dadas 2 a 2!! Impressionante!

Ontem fomos fazer um piquenique com todos os alunos da escola. Fomos até ao Labirinto, que fica no norte de Barcelona. É um parque lindíssimo, onde nós aproveitamos para pôr em prática algumas dinâmicas aprendidas na semana de preparação da Rota e que o pessoal adorou! E só nos pediam mais... mas tava a ficar tarde e a fome apertava... e muito!!! Isto porque por cá só se almoça por volta das 15h...

Foi muito giro também porque cada país teve de levar comida típica e houve um concurso para decidir o vencedor... mas concorrer com italianos é difícil e o nosso arroz doce ficou num mero 3º lugar, atrás dos italianos e de una chica holandesa, com uma ensalada que estava maravilhosa!

Além disso, temos tido algumas situações que nos elevam o ego porque (imaginem!) andávamos nós a passear muito descansadas pela Barceloneta, quando de repente nos apercebemos que estava um homem a olhar para nós... a parte mais engraçada foi que ele se distraiu tanto com a nossa beleza que foi contra um poste ;) Tanto nós como os restantes transeuntes chorámos de tanto rir... mas fiquem descansados porque o senhor não se magoou.... a bicicleta é que se queixou mais! lol

Também esta semana fomos à festa de Santa Eulália, onde há um desfile dos Gigantes, como são chamados aqui, parecidos com os nossos cabeçudos, mas todos por aqui personificam esta Santa, a qual foi morta de uma forma muito atroz.

Mas nem tudo são rosas por cá... hoje tivemos exame de Espanhol de manhã e por isso a nossa noite de S. Valentim foi passada a estudar e não a dar a devida atenção a quem a merece...

Por agora não temos mais novidades.... mas também qualquer coisa vocês perguntem!!! ;)


Besitos a todos,


Las portuguesas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

À Descoberta de Arvidsjaur

Já passaram 8 dias desde que pusémos os nossos pezinhos pela primeira vez em Arvidsjaur... É hora de contar coisas. Na foto acima vê-se o meu local de trabalho, a "Câmara Municipal" de Arvidsjaur (Cultura)!!! Estou muito contente e entusiasmada com o trabalho que me espera! Ao contrário do que se possa pensar, Arvidsjaur tem uma actividade cultural expressiva. O Hugo e o Daniel também já sabem quase tudo sobre os estágios.

Arvidsjaur é uma cidade encantadora. Tudo nela (incluindo as pessoas) é lindo e especial. A beleza da paisagem, com o branco da neve, as casinhas de madeira e o céu nórdico é de cortar a respiracão...

Há uns dias fomos a Jokkmokk que fica na linha do círculo polar ártico. Vimos renas, Samis e afins. Lindo! Hoje estreámo-nos no ski! No dia dos namorados vamos a Luleå. E outras aventuras nos esperam!
No pub/disco "Stalos" os latinos (tugas e italianos) já deixaram a sua marca... Temos também por cá uma biblioteca de sonho, cafés "cosy", um sítio onde se pode jogar jogos de salão e tocar instrumentos grátis e outros spots brutais!

E agora, atencão! Temos ginásio, aulas variadas (body pump, etc.), piscina, sauna, banho turco... Tudo isto por apenas algo como 20€ por mês!!! Incrível, não? Não temos desculpa para não ficarmos em forma... Ah, e além disto tudo, temos cá em casa uma tuga que já conhece tudo e que nos ajuda no que precisamos! (uma espécie de mãe...) . Somos uns sortudos! ;-)

Se nos quiserem escrever ou enviar alguma coisa cá para casa, enviem para:

Idéum
Domängatan 15
93333 Arvidsjaur
Suécia

;-)

E para terminar em grande, deixo-vos aqui um vídeo que fiz hoje durante a aula de Sueco, enquanto o Hugo tentava dizer os números em Sueco... Hilariante!


Puss och kram!

Jag älskar Sverige!

*************************

Rita Pascácio

http://umaleonardaemarvidsjaur.blogspot.com

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008


Compinchas, espero que esteja tudo a correr bem… Pelo que se vê aqui, não poderia estar melhor! Meninas alemãs, está quase!! Muita sorte para vocês, vai tudo correr bem é vero! :P
Nós cá andamos, hoje foi dia de visitar Veneza, já que não o fizemos no carnaval… Foi assim uma experiência brutal, daquelas coisas que vale mesmo a pena. Não morram sem conhecer Veneza!
As aulas estão a ir bem, estamos cada vez mais ambientados…


Baci*

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Notícias fresquinhas...

Holla!!!


http://leonardasbarcelona.blogspot.com/ - acabadinho de criar: é um blogue só de Barcelona e está uma hiperligação aqui nesta página... Visitem e comentem muito!!!!


Besitos,


Las portuguesitas

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Buda Side Rulezzzzz ...

Szia...
fomos as primeiras a chegar e as últimas a escrever.. temos estado mt ocupadas! A artemisszió tem-se encarregado de nos ocupar bem os dias e as noites :)
Budapeste tem-se revelado uma cidade cheia de surpresas.. há coisas mt boas, tais cm os transportes (all night long) e outras menos boas (tais cm a comida), mas tem valido mt a pena e temos mt q penar para visitar e conhecer bem tudo o que nos reserva esta cidade!
Só para a semana vamos começar as aulas pq estamos à espera de uns italianos que chegam hoje..mas estamos mt confiantes em aprender Húngaro.. aliás já começamos por decorar os nomes das estações de tram :)

um brinde a Budapeste :) egészségedre!!

beijos a todos** vamos lá aproveitar!

p.s: Hugo, tens que vir para a Hungria pq puszi (q se le pussy) significa beijinhos :)

ass: Budapesti Girls

Ciao Ragazzi!

Amici!!!


Só agora nos foi possível dar noticias... Em termos de acesso à Internet não nos podemos considerar muito sortudos, mas em relação a outras coisas sim!!
Pois bem, aqui está um pouco de frio mas nada de especial... Padova é uma cidade muito bonita e estamos empenhados em conhecê-la todinha. Em pouco conheceremos tudo isto como a “padova” da nossa mão! Eheheh
Os italianos são simpáticos e fomos muito bem recebidos. Podemos dizer que estamos bem instalados apesar das famílias de acolhimentos serem um pouco disfuncionais!
Já estivemos em contacto com o belo do Spritz, e sim Toninho, tinhas razão quem não conhecesse era como se não tivesse vindo a Padova!!
Próximo passo, comprar bikes, porque é a melhor forma de andarmos de um lado para o outro... o último bus é às 23h30 e boémios como somos precisamos de ficar até mais tarde... para conhecer todos os cantinhos :DMuitas aventuras temos passado, muitas gargalhadas temos soltado. Isto é tudo muito bom! O próximo post vamos tentar que seja em italiano, temos uma professora muito boa! Sim sim mesmo boa :D

Arrivederci!!!!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Não nos separamos do nosso mapa!!!




Sim , sim e porque temos um número de viagens limitadas por mês vamos ficar com uns corpos de fazer inveja a toda as raparigas porque fazemos todos os percursos de metro a pé...dois em um: poupamos e fazemos exercício!


Bem, quanto ao que temos feito por cá...ontem foi a festa anual da Nexes (associação que nos acolhe) e foi num bar espectacular - "Tinta Roja" - com pessoas de todo o mundo. Diversidade cultural não falta!


As sandes por cá no mínimo custam uns meros 3€ e a cerveja mais barata que conseguimos beber custou 2,60€ (grrrrrrrrrrrr). Portanto será muito fácil sobreviver em Barcelona ;)


O curso está a correr muito bem e as professoras são super dinâmicas.


Continuamos também sem conseguir ouvir a voz do colombiano que vive con nosotras... será mudo? ;P


Amanhã temos também de acordar cedo porque temos uma visita (não sabemos onde - temos de estudar o programa) mas consta que é um passeio que vale a pena. Amanhã contaremos como foi...




Hasta e besitos,




Nosotras las portuguesas

Primeiro Tour Arvidsjaur!!

Mariquinha vem comigo pr'Angola.... Meeeravilhosaa criatura


Pois é estas musicas tornaram-se caracteristicas de todos os dias porque o Hugo e eu ficámos com elas nas nossas cabeças (será do frio?), pelo que a Rita já começa a ter instintos homicidas cada vez que mencionamos a Mariquinha ou a Criatura.

Mas queria partilhar um pouco desta experiência convosco e é por isso que estou a escrever pelo que a experiência até agora está a ser realmente fantástica começando pela experiência de interculturalidade que estamos a viver. Vivemos num prédio em dois apartamentos separados no nosso prédio para além de nós moram cinco italianos/as e três ingleses, e irá chegar ainda um grupo de alemães. O Hugo tenta mandar beijinhos às Suecas (Puss Puss) mas engana-se sempre e diz "Pussy Pussy". Talvez funcione....
Todos temos os nossos estágios planeados e estamos bastante entusiasmados com o programa. Amanhã vamos a Jokkmokk (iôkkmôkk) ver os Samis temos de sair às 6:30 da manhã(!!) para apanhar o comboio que funciona apenas neste dia por causa da neve. Já aprendemos a dizer umas coisitas em Sueco tipo "Vad tycker om du?" [Vád taiker om du (Do que é que gostas)] ou "kycling" [chicling (galinha)]. Em italiano aprendemos a dizer Manjame-la e pompino (o pessoal que estiver em italia que pergunte lá o que é porque aqui não vou dizer... ;P).

Enfim está a ser uma experiência realmente fantástica, espero que estejam a curtir tanto como nós.
Beijos friorentos de Arvidsjaur

Puss Puss och kramer

Daniel

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Portuguesitas, cuando podemos uscire para una birra?


Es verdad... Apesar de estarmos a pensar ser recebidas pela Julie, fomos recebidos por un colectivo guapo de chicos italianos (5). Isso explica a grande confusão idiomática que vai na nossa cabeça... O nosso próximo passo é começar a hablar noruegués (porque o grupo dos leonardos de cá tem também 6 noruegueses que são nossos vizinhos) pero eles são meninos e cheiram a leitinho e não querem sair connosco (por enquanto!!!).

As aulas de espanhol estão a correr muy bien e provavelmente nem teremos que fazer exame! ;)

A nossa casa é um verdadeiro spa (de lixo) mas estamos empenhadas em nos mantermos lavadinhas e temos limpo bastante. Já o nosso aspecto fisíco será díficil manter porque no tenemos plancha e solo comemos baguetes e sopas instantâneas...

Apesar de todos os contratempos conseguimos ver a Sagrada Família todos os dias (eheheheh), já estivemos nas Ramblas e hoje passamos a tarde na praia com um solzinho maravilhoso e na companhia dos italianos...

Conseguimos apanhar wireless em casa de uma forma pouco convencional, mas também já conseguimos pagar 4,60€ por uma cerveja que nos soube a 5 (cervejas)!!!

Vivemos com mais quatro pessoas, uma delas portuguesa y muy amable.

Por agora chega porque temos os italianos a nuestra espera... :P


Aquí vamos ser felices!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D


Las portuguesitas

Last call to Berlin

Já todos partiram à excepção das germanófilas e do anglófilo. Vemos as primeiras reacções dos que chegam, e falamos entre nós acerca da nossa vontade de que o dia 14 chegue depressa.
Eu, como prevenida que sou, começo já a organizar as minhas coisas que quero levar, e penso inúmeras vezes naquilo que me poderá ser útil ou não. Além do essencial, livros e música é aquilo que não falta na minha bagagem. Comigo levo também muita vontade de aprender e de criar laços com as pessoas e com as calçadas da cidade de Berlim.
Auf wiedersehen, Lisboa!

Sara Leal

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Momentos Pré-Partida...


Restam-me poucas horas antes da viagem rumo a Arvidsjaur, Suécia. Penso que tenho tudo preparado... Tinha em mente dormir algumas horas antes da partida, mas precisava ainda de fazer algumas coisas... Como por exemplo... o meu blog sobre o meu LdV!
Convido-vos a visitarem-no aqui: http://umaleonardaemarvidsjaur.blogspot.com/.
E como o tempo passa... Ainda ontem estávamos todos juntos em Cascais e agora já quase todos partiram cada um para o seu destino. Sinto-me curiosa em relação a cada um dos meus colegas de aventura... Contem tudo!
Quanto a mim, prometo dar notícias regularmente!
Até já!
***********************
Rita Pascácio