domingo, 1 de junho de 2008

De volta a Portugal após uma experiência linda, intensa, brutal!!!


Cá estou eu, o Hugo e a Inês (SVE)... O Daniel estava algures... Nós ao pé do lago que há pouco tempo era só neve! Agora é tudo a ficar verdinho!
Bom, lamentamos imenso não termos escrito mais frequentemente aqui no blog, mas como deve ser compreendido, era difícil escrever mais... Foi uma experiência muito boa para nós os 3 (Falo pelos 3 pois sei que assim é), a todos os níveis. Bom, tanto aconteceu, tanto poderíamos contar... Mas tanto ficaria por dizer! Foi LINDO!!!!

Até breve, Arvidsjaur!
Até breve!

;-)

Rita Pascácio

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Última actualização...

Caros assíduos leitores:


Entre lágrimas e suspiros vamos encerrar esta nossa primeira aventura por Barcelona. Vamos apenas relatar os melhores últimos momentos.


Realizámos um jantar de despedida no nosso spa (que já não é de lixo!), ao qual compareceram as almas que mais nos marcaram nesta intensa estadia...


A noite prolongou-se nos incontáveis copos de vinho e entre os nossos sorrisos, abraços e confissões, havia também um vizinho aborrecido que ameaçava invitar a policia para se juntar à festa. Mas junto dos nossos corações já nostálgicos só havia espaço para o nosso mundo extasiado.
E até às 5h da manhã as conversações continuaram numa inércia bem familiar.


Contudo, a nossa despedida já havia iniciado no dia anterior e prolongou-se até ao dia seguinte.


Noites em que caminhámos pelas ruas de Barcelona, numa busca incansável (e bem sucedida!) de grandes folias. Foi na rua que libertámos os nossos medos, as nossas certezas, os nossos amores, ou entre os edifícios históricos do Bairro Gótico onde ainda ecoavam os passos dos turistas diurnos ou sob o céu vermelho do Raval, a sua chuva e o Sol que permanecia a brilhar num intenso amarelo vivo - era o guarda-chuva do Antonio que abrigava as 20 pessoas que se juntaram a transpirar amor e a felicitar as mais belas e inspiradas portuguesitas de Barcelona.


Patinámos pelas Ramblas, dançámos o "Pollo con el culito", cantámos "Maracuya" no metro, fizemos uma irmandade de pulseiras hippie e os nossos gritos histéricos de felicidade ecoarão para sempre nas ruas de Barcelona.


Agora, aqui no aeroporto, depois da surpresa de termos o nosso voo cancelado e ao contrário das expectativas, não adiado para um dia depois, mas sim para 3 horas mais tarde, escrevemos as nossas últimas memórias de grupo.


A última mensagem que levamos connosco e que partilhamos com vocês é que o importante não é ter a noção do tempo, mas sim disfrutá-lo.


E como o que é bom sempre se acaba... até sempre! E quiçá nos reencontraremos pelo mundo para disfrutar de todas as emoções que ele ainda nos reserva...


Molts petons!

domingo, 11 de maio de 2008

Hola!!!!

E depois de tanto tempo sem postar nada aqui vai a actualização que os nossos leitores assíduos merecem ;)

A questão é que depois de dia de São Jordi tivémos uns dias muito intensos porque os "nossos" leonardos iam (e foram) todos embora dia 3 de Maio e então queríamos aproveitar bem os últimos momentos com eles! E então foram saídas e com muita tristeza (mas sem lágrimas!), porque temos de recordar todas as boas risadas, lá se foram os nossos companheiros de batalha aqui nesta Barcelona mágica...

E agora que estamos "solas", as três portuguesitas, vamos à descoberta de ainda o que nos resta desta vida em Barcelona.

Ah! E claro que já aproveitamos a praia e até banho no mar já tomamos... e que água maravilha! Fomos à cidade dos gays, Sitges, porque em termos de praia não há melhor e além de que se vêem cenas caricatas, mas a povoação em si também é muito bonita. É quase como a nossa Cascais aqui em Barcelona...

Regressaram uns leonardos a casa e na passada 3ª feira vieram mais uns italianos, um grupo pequeno, de 8 pessoas. Super simpáticos, por sinal, e com os quais já tivemos a nossa primeira noite de borga ;)

Agora, a duas semanas do regresso a casa, só nos resta aproveitar muito e viver cada segundo intensamente...

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Du sprichst aber gut Deustch!

Cá andamos nós, já a falar alemao como quem fala português (ainda que com o nosso sotaque afrancesado), e a andar de metro sem nos perdermos! Berlim é uma cidade definitivamente já conquistada pelas tropas portuguesas infiltradas ( mas shhh.. eles ainda nao sabem), e daqui a um mês vamos tentar colocar uma bandeira portuguesa em cima das portas de branderburgo, bem como roubar a Siegessäule (vide imagem acima) e levá-la para Lisboa (ficava mesmo bem) !

Bem, antes que seja presa por conspiracao, é melhor finalizar o post a dizer que estamos bem.

Küß!

sábado, 5 de abril de 2008

Budapesti ... Mudasti (as)!!!


Sziastok!!

Queremos comunicar:
em 1º que estamos vivas .. sobrevivemos ao goulash, à paprika, à pálinka e muito mais.
e em 2º que estamos a revolucionar Budapeste.. esta cidade nunca mais será a mesma. Está cada vez mais claro que esta cidade precisa de nós e porquê??? ora.. passamos a explicar
Daniela Cibelle criou uma nova estratégia de criação de bibliotecas (chovem convites);
Ana Cibelle tornou-se num ícone do mundo cultural, está à frente da organização daquele que será o maior festival do mês de Maio (a não perder);
Maria Cibelle está na eminência de partir para o Kosovo em defesa do povo cigano (certamente próxima embaixadora da ONU)
Rita Cibelle fala em programas de rádio e aparece na imprensa para milhares, dando a cara e a voz pelos seus jovens ciganitos (clube de fãs já em criação)
Ana Rita Cibelle é a nova esperança dos milhares de sem abrigo (qual Madre Teresa de Calcutá).
Logo que possível daremos notícias!!

puszi****
visontlátásrá!!


quinta-feira, 3 de abril de 2008

Após tanto tempo sem dar noticias, aqui estamos nós



Oi pessoal. Pois é, já se passaram quase dois meses após a ultima vez que demos sinal de vida. Entretanto a nossa vida tornou-se tão atarefada que quase não temos tido tempo para nada. Entre cantar o fado (com uma guitarra portuguesa fabricada por nós) a fazer uma Påskris na pascoa, ou ir ver um jogo de hoquei no gelo em Skellefteå muita coisa se tem passado. Tantas coisas que nem sei por onde começar.

Bom posso começar por dizer que Arvidsjaur já tem portugas suficientes para se puder criar uma casa portuguesa aqui, visto que houve ex-leonardos que ficaram apaixonados pelo sitio e decidiram ficar por aqui. Isto teve repercursão na população local visto que temos um amigo que trabalha no supermercado que sempre que nos vê na noite diz "buéda fixe" ou "és linda como as praias do Alentejo" e sempre que lhe perguntamos por pão com chouriço no supermercado fica deprimido porque sabe que não tem. Fomos ver jogos de hóquei no gelo e de innebandy (uma espécie de hóquei sem patins), qual benfica qual quê K4 é que está a dar. Se bem que os suecos são um bocado atados porque basicamente nós é que puxamos pela equipa (mandamos os foguetes e apanhamos as canas, como se costuma dizer) e chamamos nomes ao árbitro, os suecos limitam-se a bater palmas e a grunhir ("ahhhh", "ohhhhh", "uhhhh") normalmente há sempre umas almas penadas que gritam "bra", ou ainda que fazem um cântico ou outro (mas só pega se nós começarmos a fazer o mesmo e mesmo assim às vezes são só mesmo os estrangeiros que fazem claque), enquanto nós temos ilustres frases como "vai levar soro!" (Inês), ou "parte-lhe as pernas pá!" (Daniel). Os ingleses também gostam de aprender estas frases mas soa mais a "partelhós pernás", no entanto fica notado o esforço e o amor à camisola.

Enfim, entretanto (ainda estou na parte entre finais de Fevereiro e inicios de Março) fomos também a Luleå visitar a cidade e fomos também ao museu de norrbotten (espétacular) onde tinhamos uma senhora Sami muito simpática a explicar-nos as coisas sobre o seu povo, visto que em Jokkmokk não tinha dado para perceber muito (por incrivel que pareça as placas de informação não tinham tradução para inglês). Depois fomos também a Skellefteå ver o jogo de hóquei no gelo e aproveitámos para explorar a cidade. O Hugo teve oportunidade de tirar uma foto com uma bela sueca e até disse "pussy pussy" à vontade que a rapariga não lhe bateu.

Entretanto começámos todos a trabalhar e tenho que dizer que pelo menos da minha parte está a superar as minhas expectativas, isto considerando que não vinha a "expectativa zero". A Rita está a trabalhar no departamento da cultura de Arvidsjaur e também está a adorar até já fez um filme e tudo (não dá para postar aqui porque é demasiado grande) e o Hugo está a trabalhar com um grupo de refugiados e também está a gostar. Quanto a mim estou a coordenar juntamente com a Inês grupos de outros países que vêm aqui fazer programas europeus, neste momento estou a coordenar um grupo de alemães e um de ingleses. Mais tarde vou coordenar outro grupo de ingleses e um de checos. Dia 7 vou também começar a trabalhar na escola primária. Já ouvi uns elogios do meu tutor portanto já deu para ficar inchado. Saber que estou a divulgar a Animação Socio-cultural é motivo de muito orgulho para mim, principalmente porque sinto que o meu trabalho está a ser reconhecido.

Em Março fizemos montes de coisas mas vou só falar do que gostei mais, porque senão fica para aqui um testamento que ninguém vai ler. Fomos a Vittjåkk (uma estância de esqui) mais que uma vez. Foi muito giro, mas aquilo tem um elevador para nos levar até à montanha, só o elevador é um pau de ferro se queres subir tens de te agarrar a ele e esquiar até ao topo. Claro que, para quem não sabe esquiar o elevador pode ser um bocado problemático. A ultima vez que tentei andar espalhei-me e apercebi-me que tive muita sorte porque não vinha ninguém no elevador que vinha atrás de mim (eles deixam os atrasados que não sabem andar ir sozinhos até onde querem ir), caso contrario teria sido atropelado por pessoas a esquiar. Nunca mais andei no elevador, prefiro subir a pé até ao meio da montanha e depois descer alegremente, como se não se tivesse passado nada...
Fizemos também fogueiras ao ar livre é muito fixe, principalmente pelo convívio. Também tivemos a oportunidade de comer pinnbröd (um pão que se enrola num pau e depois assa-se na fogueira. O único problema é o fumo e que entranha nas roupas. No dia da mulher eu e o Hugo ficámos ao serviço das meninas da casa e resolvemos fazer um jantar com direito a empregado de mesa, flores e serenata no fim, foi lindo.
Na pascoa pintámos ovos da pascoa e fizemos a tal påskris de que falei à pouco. A påskris é uma árvore em que se pendura os ovos da pascoa pintados. Ficou muito giro, porque fizemos um género de jogo do "amigo secreto" com eles.

Fizemos também uma caça ao tesouro que deu um trabalhão para planear mas o pessoal divertiu-se imenso e isso é que importa. A equipa da rita apesar de ter sido a última a chegar foi a que ganhou e o prémio foi.... uma fantástica T-shirt dos K4!!! Agora já pode berrar à vontade nos jogos de innebandy.

Ontem fomos andar de mota de neve e é muito fixe também, é pena não ter levado a máquina fotográfica as paisagens eram lindíssimas.


E assim temos passados os nossos dias espero que a vossa experiência esteja a ser tão boa quanto a nossa. Hej do, Vi ses.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Bueno fin de semana

Hola!!!

Depois de 2 meses as saudades do verdadeiro café português com um pastel de nata e de termos corrido tudo à procura de Cerelac (ao que nos afirmaram que aqui não existe) eis que encontramos o sitio onde existem algumas das maravilhas portuguesas... A Casa Portuguesa. Cheia de gente e imaginem: o verdadeiro café, pastéis de nata, bolas de berlim... vinho português e onde também vendem Cerelac. Ou seja, depois desta descoberta vamos ser ainda mais felizes aqui eheh.

Quanto ao trabalho continua como o esperado, trabalhar com crianças e jovens não há rotina que entre ;).

Esta semana estivemos mais uma das actividades do nosso programa cultural obrigatório, se bem que esta foi bem mais interessante que a da semana passada (a do amigo secreto). Fomos a um verdadeiro refúgio da guerra civil... e de cascos (capacetes) na cabeça com um guia espectacular ficamos fascinadas... Ali realmente tinham estado pessoas a tentar sobreviver em tempos bem difíceis! É um local que vale mesmo muito a pena visitar!!! E tem tudo o que construíram, inclusivamente os fornos e as saídas de fumo para o exterior porque a circulação de ar era limitada apenas às duas portas do refúgio: a entrada e a saída... Tudo era pensado ao pormenor... e se quiserem saber mais sempre podem pesquisar na net o Refúgio 307 em Barcelona ;)

O nosso fim-de-semana foi bastante animado, ainda que sem a Catarina, porque tinha trabalho para fazer para o estágio, e então foi obrigada a ficar todo o tempo a trabalhar...Sábado de manhã lá fomos visitar a Sagrada Família, que embora seja ao lado de nossa casa nunca lá tínhamos ido!! É uma obra simplesmente espectacular e ver todos os projectos de Gaudí para a Sagrada Família, dá mesmo para ficar fascinado... Fabuloso!!!

Depois da Sagrada Família fomos até ao Passeig de Gràcia, porque, como boas cicerones que somos, levamos as nossas visitantes a conhecer a Casa Batlló e La Pedrera - Casa Milà, mesmo que isso implicasse ficarmos de fora à espera porque no fim do mês a ginástica com o pocket money é já alguma e então deixamos essas visitas para o próximo mês ;)

É também evidente que para poupar mais uns troquitos viemos a casa almoçar (eheheh)!! Da parte da tarde fomos passear para a zona do Bairro Gótico, Cidade Velha e Ramblas.

É claro que à noite teria de haver festa e então fomos conhecer um bar, na zona de Bogatell, onde nos deram freepasses para entrar numa discoteca. Espectacular! Foi uma noite muita gira, em que dançamos até não poder mais, literalmente, e depois foi então altura de voltar a casa para descansar, ainda que antes tenhamos feito uma paragem para comer batatas bravas porque a fome apertava (e muito!!!) mas a verdade é que o domingo ainda nos reservava planos...

Depois de umas horitas de sono bem dormidas e de um almoço reforçado saimos para o Parque Güell, este lindíssimo, onde também visitámos a Casa de Gaudí, e pudemos constatar que de facto o homem era artista! A mobília que está exposta na agora Casa-Museu de Gaudí é qualquer coisa de espantosa e com umas linhas extremamente actuais e muito sóbrias. Ficámos apaixonadas... e então com aquele ambiente mágico daquele parque... só visto mesmo!!!

E era então hora de regressar a casa para o merecido descanso das guerreiras :) até porque hoje começou uma nova semana de trabalho para preparar um novo fim-de-semana de aventuras!!!

Hasta pronto e besitos a todos os leitores assíduos!!!

quarta-feira, 19 de março de 2008

As mais recentes de BCN

Hola!!!

Devido a inumeras queixas por falta de actualização aqui vai ;)

Sábado pela manhã fomos para mais um encontro do programa cultural com todos os Leonardos, fomos a uma enorme feira - "Mercado de Encants" - deram 2 euros para comprarmos uma prenda para o amigo secreto. Não foi assim tão fácil, uma multidão de gente sempre a empurrar e 20 minutos para encontrar algo minimanente giro. Resultado final, eu, Marlene, recebi uma camisa e umas calças de fazer inveja a qualquer um (adoro aquele italiano com bom gosto, lol), a Cláudia recebeu um leque e a Catarina um CD de música flamenca. E em seguido lá fomos eu, a Cláudia e os Noruegueses para o tão desejado destino - TIBIDADO.

Depois das aventuras para conseguir chegar, apanhar metro, depois comboio, perder o autocarro e ir de taxi, lá chegamos... é de facto magnifica a vista para Barcelona, e desde montanha russa, espécie de casa de terror, um comboio divertidissimo, um barco, andamos em tudo... e no final um espetacular filme a 4 dimensões, nem imaginam, muito fixe mesmo.
Apesar de estarmos todos super cansados, fizemos mais uma jantarada, mas estavamos a ficar asssutados, porque ninguém tinha pica para sair, mas nada que uns quantos buzzz em português, espanhol e norueguês não resultasse... fomos para o PortOlímpico, onde uma cerveja custa 6 euros e um vodka/redbull 10 euros, mas valeu pelos momentos, como um gajo pedir à Claudia para trocar de roupa interior com ela, o cachimbo de água e o interesante engate do pseudo dono do bar a uma das norueguesas.

Quanto às outras noites... estamos a ficar clientes habituais de um bar espetacular chamado Sorriso, até já nos oferecem tequila no final ;)
Esta semana eu e a Catarina estamos de férias da páscoa, só a Claudia anda a passear com os miúdos dela e a brincar com chocolate e café.

Adios ;)

domingo, 9 de março de 2008

As últimas de Barcelona

E depois de tanto tempo sem postar... e não por termos uma vida atribulada mas sim porque começámos a trabalhar na segunda-feira e então tornámo-nos meninas mais ajuizadas ;P

A Catarina está na Fundació Comtal, a trabalhar com miúdos dos 6 aos 16 anos, mas futuramente deve ficar só com o grupo dos adolescentes. A Marlene está no Centro Gabella, a trabalhar com adolescentes. E eu (Claudia) estou a trabalhar com miúdos dos 6 aos 16, em três grupos diferentes, na Fundació Social del Raval. Todas trabalhamos só da parte da tarde, porque fazemos trabalho pós-escolar. São trabalhos todos diferentes e cada qual tem o seu ponto de interesse diferente porque são miudos muito diferentes.
Bem, mas agora vamos a outras novidades também porque à medida que o tempo for avançando vamos falando das novidades do trabalho ;P

Tivémos quinta-feira passada o jantar de fim de curso de espanhol com os professores. Supostamente o jantar seria num restaurante típico onde se comeria comida típica... e nós todas contentes com isso! Qual não foi o nosso espanto quando nos chegou à mesa o prato com meia tosta, a qual trazia em cima meio tomate e um alho (com casca, refira-se!), uma salsicha, meia batata e meia dúzia de feijões... e era isto o jantar típico... Tenha-se também em conta que a sobremesa (típica!) foi Vienetta!!!
E este era o nosso prato:

No sábado eu e a Marlene fomos com os norugueses a um bar no centro, perto da Catalunya, chamado Sorriso. Supostamente seria só para tomar um copito e voltar para casa cedo porque estamos todos com um vírus que não nos larga nem por nada! Mas acabamos já por regressar de magrugada... Foi uma noite muito bem passada mas em que nos sentimos um pouquito embaraçadas porque não gastámos um tostão que fosse... em cerca de 1h30 que lá passamos os norugueses deixaram lá 69,90€ em bebidas, e não foi quantidade de bebidas, o bar é que era relativamente carote e eles não nos deixaram pagar nada de nada! Disseram que era uma prenda para nós, porque os fazemos sentir verdadeiramente em casa :) E claro que depois disto ficámos bem babadas ;P E sábado, vamos cá fazer um jantar só para eles, porque bem merecem!

Bem... mi noche (Catarina) teve uns rumos bem diferentes!! Saí na ânsia de um concerto que ninguém sabia onde era nem de quem era...havia apenas a certeza de um local pequeno que por fim até era um pavilhão!! Inexplicavelmente surpreendente... esqueçam as noites turísticas... finalmente encontramos o coração da Catalunya. Dancei com quem nos dá mais calor e com todas as pessoas que se cruzaram no nosso caminho... Foi uma noite louca a transpirar amor e a imitar instrumentos...tudo por uma boa causa..beneficiar o povo oprimido da Colômbia...sim sim isto é mesmo verdade!! Foi maravilhoso encontrar quem dançasse como eu e, exausta de felicidade e de risos infinitos, volví al piso completa... O dia a seguir não muda muito...é a f*** do costume...desta vez sem ressaca de alcoól mas numa eterna ressaca de vida... Enfim... amanhã será um novo dia... sem planos, apenas com ruas que vou começando a reconhecer.
Quanto ao domingo... foi muito calminho... a Catarina optou por ficar a descansar e eu e a Marlene fomos até à Barceloneta passear pela beira-mar. Estava a ser um passeio mesmo muito agradável porque não esteve muito frio mas quando chegámos à zona do Porto Olímpico começou a chuviscar... continuamos a caminhada mas a chuva não nos quis permitir. Começou a cair com imensa vontade e chegámos a casa molhadinhas até aos ossos porque a paragem de metro, que deveria ser perto, era ainda a dois quarteirões de distância... Mas foi mais uma aventura para contar... Até porque nunca chove em Barcelona... e quando chove calha sempre de nós estarmos na rua!

Bem... em breve daremos mais notícias, claro que sempre emocionantes ;P

Besitos!

quarta-feira, 5 de março de 2008

Aventuras em Berlim

Neste fim-de-semana, tivemos o furacao Emma a passar por aqui. Alerta vermelho... nao era suposto sairmos de casa sequer. Eu arrisquei e fui ao Flohmarkt, como seria de esperar, voltei completamente ensopada.

Esta semana, ha uma greve do metro e autocarros, e temos de andar cerca de uma hora para chegar a escola. Digamos que nao foi muito agradavel congelar a espera do S-Bahn ( especialmente porque hoje nevou.. e esta muito frio).

Que maisesta cidade nos pode oferecer? :P

terça-feira, 4 de março de 2008

Rota na TV

A Rota é uma rampa de lançamento para nós todos!! Ora vejam e comprovem ;)

http://www.youtube.com/watch?v=RZ-GVCMhAFw

Besitos a todos!!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Maaazinga!

Cá estamos para dar mais novidades fresquinhas de Padova! Infelizmente estamos a acabar a 4ª semana do curso de Italiano, foram manhãs espectaculares. Apesar de custar levantar cedinho e de ainda não falarmos italiano (que será de todo impossível :P) aprendemos muito e sobretudo conhecemos uma pessoa fantástica que em muito nos ajudou, para noi ela é definitivamente a TUTORA de Italia.


Na foto temos a Zeynep da Turquia que está a fazer SVE na Xena, a Barbara (L’Insignante) e noi :D

Para além das aulas quase todos os finais de tarde temos lugar cativo no Bar Fly onde bebemos um Spritz e onde curiosamente já nem precisamos pedir… O que se torna chato porque não dá para treinar o Italiano. Eheheh A noite é o que nos aborrece mais, temos saído algumas vezes mas os bares fecham à meia noite (!?!?!) e tirando a quarta e a sexta em que há algum movimento na Piazza Della Erbe o resto dos dias Padova é quase morta, com a excepção dos Kebabs que fecham mais tarde :P
Agora, o que nos deu sem dúvida uma total liberdade e autonomia foi a nossa última aquisição! Para quê um carro que só provoca comodismo e poluição? Para quê uma mota que faz um barulho irritante? Quando temos as nossas lindas BICICLETAS!!! Passo a apresentá-las:

A SUPER STAR

Marisa não poderia ter escolhido melhor… Uma bike rosa choque que ofusca qualquer condutor quando as luzes apontam na sua direcção! O banco esta ligeiramente subido mas isto não a impede de pedalar. Este membro foi o mais difícil de convencer a adquirir uma bicicleta mas depois de percorrer Padova de norte a sul durante três horas, remédio santo!






A MELISSA MARIJUANA

Ninguém a para… Já diz que este vai ser o seu meio de transporte no futuro. Apesar de não chegar com os pés ao chão Catarina prefere mil vezes a sua querida Melissa do que andar metida em autocarros apinhados e esperar horas a fio por eles.







A BLACK JACK

Calma a Serena, a Bicicleta de Carlos é a sua companheira visto que é o único que vive sozinho. Como em todas as relações, inicialmente houve um tempo de adaptação, principalmente entre o rabo e o selim, mas agora são inseparáveis, só não se dão muito bem de manhã com o frio, mas nada que o amigo BUS não resolva! :D




A BUNDA

Aí Minina essa é a Bunda da Bunda da Jéssica… Um roça roça sem mais não! Essa minina na bicicleta até samba! Adora fazê esporte… todo o santo domingo vai corrê para o calçadão dji Padova e fazê o alongamento. Agora adjiquiriu um novo companheiro na sua caminhada esportiva. Beleza!!








A CARINA TURBO

A nossa Marisa é um show na sua piccola bici! Não poderia ter arranjado uma bicicleta que fosse tão à sua medida como esta. Entre elas há uma relação de pura amizade. Durante todas as viagens Marisa entre num estado de concentração total que nem os carros que estão à sua frente ela vê… É uma relação tantra! (nós desconfiamos que ela vai levar a bicicleta para Portugal!!)


Estas meninas têm-nos provocado momentos de muita satisfação, risada e fadiga! Por causa delas já houve:
- Rabos duridos;
- Meninas perdidas durante três horas a percorrer vias rápidas à noite;
- Ruas de Padova percorridas aos “S’s”;
- Uma menina que quis “mandar-se ” de frente contra um carro;
- Muito Cansaço a subir “Cavalcavias”…

Só passou um mês, o melhor ainda está para vir, espero que a vossa experiência esteja a ser tão boa como a nossa mas com mais animação nocturna! (Va benne meninos da Suécia, nós sabemos que vocês ainda estão piores…)

Ciao! ci vediamo presto…

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Fim-de-semana quase em coma...

Hola!

Pois é... e voltamos nós para contar mais umas aventuras por Barcelona! Claro que continuamos a aproveitar bem a vida espanhola e cada vez mais porque conhecemos cada vez mais os cantinhos por cá...
Quinta-feira fomos convidadas pelos italianos para ir almoçar a casa de um deles depois das aulas... e foi um almoço fabuloso, o qual a Marlene não pôde provar porque entretanto lhe ligaram da Nexes para ir visitar o centro onde vai estagiar... e não pôde provar porque a comida italiana, que parece tão simples, é extremamente complexa e demorou quase 3h a ficar pronta... mas valeu a pena a espera porque estava deliciosa aquela pasta!!!
Conclusão... sentimo-nos na "obrigação" de retribuir e resolvemos fazer um jantar no sábado com todos os Leonardos... mas antes disso tivemos uma noite de Flamenco simplesmente fabulosa!!!Se algum de vocês pensa que Flamenco é girinho... só vos dizemos que é maravilhoso!!! Recomenda-se seriamente a todos os que venham a Espanha... nós adorámos!!! Começou com um espectáculo vocal, acompanhado à guitarra, de dois rapazes que cantavam com uma emoção de arrepiar qualquer pessoa, até mesmo as menos sensíveis! E depois desse espectáculo entra a bailarina que era qualquer coisa de extraordinária... parecia tão sossegada, mas quando a música lhe entrava no corpo ela absorvia-a de tal forma... era dança mesmo com emoção! Lindo, simplesmente lindo... de arrepiar e de querer voltar a ver! ;)
Depois disso resolvemos todos ir até um bar algures perto das Ramblas, chamado Q-Bar onde entrámos de borla e ainda tivemos direito a um chupito (é uma espécie de shot), que não era grande coisa, mas era de borla ;) Foi demais porque estavam os Leonardos todos e foi borga total! A certa altura o primeiro andar do bar era todo nosso e já fazíamos brindes em norueguês e tudo! Muito culturais que nós estamos a ficar, como podem ver!! Somos mesmo um espectáculo!Foi uma grande noite... e gostámos tanto que a prolongámos até sábado...
Sábado, cerca das 20h30 começou a chegar o pessoal para o famoso jantar... que de repente começou a ter gente de todo o lado... não só os "nossos" Leonardos! Enfim... rapidamente a casa ficou cheia e tudo comia e bebia... muita bebida e alguma comida e assim foi a nossa noite...Era suposto sairmos de casa depois de jantar porque mora cá mais gente em casa e que trabalham ao domingo, mas o pessoal só começou a desertar quando esgotámos a bebida ;)
Foi uma noite muito bem passada, onde até estiveram também presentes os nosso companheiros colombianos, que afinal até são bem simpáticos... são é mesmo tímidos e por isso têm vergonha de falar connosco... vamos ter de começar a desencaminhá-los também!Depois os Leonardos decidiram que podíamos ir até a um bar no Raval... que soubemos no dia seguinte que era na rua das prostitutas... na altura não reparámos ;)
Acabou por ser uma noite divertidíssima e sem dúvida a repetir!!!
Descobrimos também que os noruegueses, apesar de serem todos bem mais novos que nós são super atenciosos e responsáveis!
Claro que domingo foi o dia para descansar e para fazer os trabalhos de casa do curso de espanhol... e hoje voltamos às aulas... e a mais uma semana de aventuras!!!

Hasta pronto!!! Besitos... ;)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Fomos ao Pólo Norte!!!!



Ois pessoal, pois é fomos ao pólo norte! Não é muito excitante é mais como uma linha imaginária que atravessamos e de um momento para o outro já podemos dizer que estamos no pólo norte. Mas valeu pelo convívio, foi muito giro até fomos até à fronteira com a Noruega (a paisagem é realmente lindissima). Depois paramos em Arjeplog para comer e ir ao museu da prata, que é uma colecção de um médico que aceitava géneros de prata dos Sami como forma de pagamento (pelo que parece, era uma espécie de Dr. Sousa Martins Sueco).

A propósito já fomos fazer ski. Claro que nos fartámos de cair, mas pelo menos aprendemos a levantarmo-nos como deve de ser para tentarmos de novo. Foi uma experiência extremamente hilariante.

Enfim os dias vão passando e os estágios vão-se aproximando, já andamos os três a alinhavar trabalho (pelo menos eu e a Rita sim, o Hugo está um pouco mais atrasado).

Já começamos a ficar um bocado fartos das musicas do Stalos porque é vira o disco e toca o mesmo (especialmente musicas amaricanadas dos anos 60 e 70).

Espero que a vossa experiência esteja a ser tão enriquecedora como a nossa.

Pussar och Kramar

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Noite romântica a três... e amigos...inesperados...


Depois de um jantar embebido em sangria do lidl (7% de alcoól), saímos à noite extasiadas pela vontade de conhecer um pouco mais ou alguém mais, pois a nossa sensualidade não nos deixa passar despercebidas.... Como sempre, começamos a nossa procura no lugar que elegemos o melhor ao nível de diversão nocturna...o Metro de Sagrada Família!!

Percorremos novas calles questionando onde seriam os bares clandestinos e, enquanto isso, o nível de extase ía-nos subindo no sangue... falamos, gritamos e rimos para e com quem se cruzou no nosso caminho nocturno... e, cansadas de relações efémeras, procuramos, junto às Ramblas, quem nos dá mais calor, os italianos!! Chegadas a Ovella Negra, corpo e mente se afugaram nos bafos da noite e eis que conhecemos a mulher mais desejada de Barcelona cujo nome permanecerá de boca em boca por muito tempo...Marta!!Isto, é o que nos lembramos da nossa noite magnífica de sexta-feira, cuja magnitude desejamos repetir por muitas mais...
Sábado foi bem diferente... as almas sairam cansadas... a descoberta de ruas novas trouxe-nos sentimentos demasiado ambivalentes... fomos abordadas por prostitutas e assediadas por chulos...o passo alargou-se e o suor soltou-se...de volta às Ramblas, foi bom respirar de novo.Eis o Raval...uma das zonas mais bonitas e com mais vida local de Barcelona... Nos bares encontram-se pessoas reais com tudo o que há de bom e de mau no real... Para mim (Catarina), valeu a pena o perigo e fico no desejo voltar a uma noite ravalense...

Na tarde de Domingo (ao contrário dos últimos dias!!!) o Sol brilhava radiante...Chegadas ao Parc Ciutatella, entramos num mundo de todos de uma diversidade estonteante e de uma animação contagiante.... recomenda-se para uma tarde de Domingo e/ou de ressaca!!












Hoje, empiezamos as idas aos Museus pelo MACBA, Museu d'Art Contemporânea de Barcelona... o primeiro de muitos, pois a ansiedade de conhecer o novo não nos deixa dormir!!!















LAs leonardinas saludan con muy cariño!!

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Berlin

Só mesmo para dizer que já chegamos e que estamos a habituarmo-nos à ideia de nos sentirmos formigas nesta cidade colossal. Já passeámos, já tivemos algumas aventuras engraçadas- e só cá estamos há dois dias! Coisas como: dificuldades absurdas de comunicação, lutas tribais por utensílios de cozinha,... nada mortal, note-se :P

Espero que estejam todos bem.

Beijinhos germânicos

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Últimas de Barcelona...



Holla chicos!!!


Depois de quase duas semanas em Barcelona dá para constatar que realmente aqui vivemos num mundo aparte, sem stress... As pessoas andam todas muito à vontade nas ruas, vestem-se como querem, não há regras e assim vai tudo andando...o que interessa é a comodidade de todos para que se faça um bom trabalho! E entre passeios e saídas à noite lá vamos descobrindo algumas coisitas...

Descobrimos que as crianças são muito pacíficas e não se houve nem um piu quando andam na rua... todos sosegadinhos e de mãos dadas 2 a 2!! Impressionante!

Ontem fomos fazer um piquenique com todos os alunos da escola. Fomos até ao Labirinto, que fica no norte de Barcelona. É um parque lindíssimo, onde nós aproveitamos para pôr em prática algumas dinâmicas aprendidas na semana de preparação da Rota e que o pessoal adorou! E só nos pediam mais... mas tava a ficar tarde e a fome apertava... e muito!!! Isto porque por cá só se almoça por volta das 15h...

Foi muito giro também porque cada país teve de levar comida típica e houve um concurso para decidir o vencedor... mas concorrer com italianos é difícil e o nosso arroz doce ficou num mero 3º lugar, atrás dos italianos e de una chica holandesa, com uma ensalada que estava maravilhosa!

Além disso, temos tido algumas situações que nos elevam o ego porque (imaginem!) andávamos nós a passear muito descansadas pela Barceloneta, quando de repente nos apercebemos que estava um homem a olhar para nós... a parte mais engraçada foi que ele se distraiu tanto com a nossa beleza que foi contra um poste ;) Tanto nós como os restantes transeuntes chorámos de tanto rir... mas fiquem descansados porque o senhor não se magoou.... a bicicleta é que se queixou mais! lol

Também esta semana fomos à festa de Santa Eulália, onde há um desfile dos Gigantes, como são chamados aqui, parecidos com os nossos cabeçudos, mas todos por aqui personificam esta Santa, a qual foi morta de uma forma muito atroz.

Mas nem tudo são rosas por cá... hoje tivemos exame de Espanhol de manhã e por isso a nossa noite de S. Valentim foi passada a estudar e não a dar a devida atenção a quem a merece...

Por agora não temos mais novidades.... mas também qualquer coisa vocês perguntem!!! ;)


Besitos a todos,


Las portuguesas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

À Descoberta de Arvidsjaur

Já passaram 8 dias desde que pusémos os nossos pezinhos pela primeira vez em Arvidsjaur... É hora de contar coisas. Na foto acima vê-se o meu local de trabalho, a "Câmara Municipal" de Arvidsjaur (Cultura)!!! Estou muito contente e entusiasmada com o trabalho que me espera! Ao contrário do que se possa pensar, Arvidsjaur tem uma actividade cultural expressiva. O Hugo e o Daniel também já sabem quase tudo sobre os estágios.

Arvidsjaur é uma cidade encantadora. Tudo nela (incluindo as pessoas) é lindo e especial. A beleza da paisagem, com o branco da neve, as casinhas de madeira e o céu nórdico é de cortar a respiracão...

Há uns dias fomos a Jokkmokk que fica na linha do círculo polar ártico. Vimos renas, Samis e afins. Lindo! Hoje estreámo-nos no ski! No dia dos namorados vamos a Luleå. E outras aventuras nos esperam!
No pub/disco "Stalos" os latinos (tugas e italianos) já deixaram a sua marca... Temos também por cá uma biblioteca de sonho, cafés "cosy", um sítio onde se pode jogar jogos de salão e tocar instrumentos grátis e outros spots brutais!

E agora, atencão! Temos ginásio, aulas variadas (body pump, etc.), piscina, sauna, banho turco... Tudo isto por apenas algo como 20€ por mês!!! Incrível, não? Não temos desculpa para não ficarmos em forma... Ah, e além disto tudo, temos cá em casa uma tuga que já conhece tudo e que nos ajuda no que precisamos! (uma espécie de mãe...) . Somos uns sortudos! ;-)

Se nos quiserem escrever ou enviar alguma coisa cá para casa, enviem para:

Idéum
Domängatan 15
93333 Arvidsjaur
Suécia

;-)

E para terminar em grande, deixo-vos aqui um vídeo que fiz hoje durante a aula de Sueco, enquanto o Hugo tentava dizer os números em Sueco... Hilariante!


Puss och kram!

Jag älskar Sverige!

*************************

Rita Pascácio

http://umaleonardaemarvidsjaur.blogspot.com

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008


Compinchas, espero que esteja tudo a correr bem… Pelo que se vê aqui, não poderia estar melhor! Meninas alemãs, está quase!! Muita sorte para vocês, vai tudo correr bem é vero! :P
Nós cá andamos, hoje foi dia de visitar Veneza, já que não o fizemos no carnaval… Foi assim uma experiência brutal, daquelas coisas que vale mesmo a pena. Não morram sem conhecer Veneza!
As aulas estão a ir bem, estamos cada vez mais ambientados…


Baci*

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Notícias fresquinhas...

Holla!!!


http://leonardasbarcelona.blogspot.com/ - acabadinho de criar: é um blogue só de Barcelona e está uma hiperligação aqui nesta página... Visitem e comentem muito!!!!


Besitos,


Las portuguesitas

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Buda Side Rulezzzzz ...

Szia...
fomos as primeiras a chegar e as últimas a escrever.. temos estado mt ocupadas! A artemisszió tem-se encarregado de nos ocupar bem os dias e as noites :)
Budapeste tem-se revelado uma cidade cheia de surpresas.. há coisas mt boas, tais cm os transportes (all night long) e outras menos boas (tais cm a comida), mas tem valido mt a pena e temos mt q penar para visitar e conhecer bem tudo o que nos reserva esta cidade!
Só para a semana vamos começar as aulas pq estamos à espera de uns italianos que chegam hoje..mas estamos mt confiantes em aprender Húngaro.. aliás já começamos por decorar os nomes das estações de tram :)

um brinde a Budapeste :) egészségedre!!

beijos a todos** vamos lá aproveitar!

p.s: Hugo, tens que vir para a Hungria pq puszi (q se le pussy) significa beijinhos :)

ass: Budapesti Girls

Ciao Ragazzi!

Amici!!!


Só agora nos foi possível dar noticias... Em termos de acesso à Internet não nos podemos considerar muito sortudos, mas em relação a outras coisas sim!!
Pois bem, aqui está um pouco de frio mas nada de especial... Padova é uma cidade muito bonita e estamos empenhados em conhecê-la todinha. Em pouco conheceremos tudo isto como a “padova” da nossa mão! Eheheh
Os italianos são simpáticos e fomos muito bem recebidos. Podemos dizer que estamos bem instalados apesar das famílias de acolhimentos serem um pouco disfuncionais!
Já estivemos em contacto com o belo do Spritz, e sim Toninho, tinhas razão quem não conhecesse era como se não tivesse vindo a Padova!!
Próximo passo, comprar bikes, porque é a melhor forma de andarmos de um lado para o outro... o último bus é às 23h30 e boémios como somos precisamos de ficar até mais tarde... para conhecer todos os cantinhos :DMuitas aventuras temos passado, muitas gargalhadas temos soltado. Isto é tudo muito bom! O próximo post vamos tentar que seja em italiano, temos uma professora muito boa! Sim sim mesmo boa :D

Arrivederci!!!!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Não nos separamos do nosso mapa!!!




Sim , sim e porque temos um número de viagens limitadas por mês vamos ficar com uns corpos de fazer inveja a toda as raparigas porque fazemos todos os percursos de metro a pé...dois em um: poupamos e fazemos exercício!


Bem, quanto ao que temos feito por cá...ontem foi a festa anual da Nexes (associação que nos acolhe) e foi num bar espectacular - "Tinta Roja" - com pessoas de todo o mundo. Diversidade cultural não falta!


As sandes por cá no mínimo custam uns meros 3€ e a cerveja mais barata que conseguimos beber custou 2,60€ (grrrrrrrrrrrr). Portanto será muito fácil sobreviver em Barcelona ;)


O curso está a correr muito bem e as professoras são super dinâmicas.


Continuamos também sem conseguir ouvir a voz do colombiano que vive con nosotras... será mudo? ;P


Amanhã temos também de acordar cedo porque temos uma visita (não sabemos onde - temos de estudar o programa) mas consta que é um passeio que vale a pena. Amanhã contaremos como foi...




Hasta e besitos,




Nosotras las portuguesas

Primeiro Tour Arvidsjaur!!

Mariquinha vem comigo pr'Angola.... Meeeravilhosaa criatura


Pois é estas musicas tornaram-se caracteristicas de todos os dias porque o Hugo e eu ficámos com elas nas nossas cabeças (será do frio?), pelo que a Rita já começa a ter instintos homicidas cada vez que mencionamos a Mariquinha ou a Criatura.

Mas queria partilhar um pouco desta experiência convosco e é por isso que estou a escrever pelo que a experiência até agora está a ser realmente fantástica começando pela experiência de interculturalidade que estamos a viver. Vivemos num prédio em dois apartamentos separados no nosso prédio para além de nós moram cinco italianos/as e três ingleses, e irá chegar ainda um grupo de alemães. O Hugo tenta mandar beijinhos às Suecas (Puss Puss) mas engana-se sempre e diz "Pussy Pussy". Talvez funcione....
Todos temos os nossos estágios planeados e estamos bastante entusiasmados com o programa. Amanhã vamos a Jokkmokk (iôkkmôkk) ver os Samis temos de sair às 6:30 da manhã(!!) para apanhar o comboio que funciona apenas neste dia por causa da neve. Já aprendemos a dizer umas coisitas em Sueco tipo "Vad tycker om du?" [Vád taiker om du (Do que é que gostas)] ou "kycling" [chicling (galinha)]. Em italiano aprendemos a dizer Manjame-la e pompino (o pessoal que estiver em italia que pergunte lá o que é porque aqui não vou dizer... ;P).

Enfim está a ser uma experiência realmente fantástica, espero que estejam a curtir tanto como nós.
Beijos friorentos de Arvidsjaur

Puss Puss och kramer

Daniel

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Portuguesitas, cuando podemos uscire para una birra?


Es verdad... Apesar de estarmos a pensar ser recebidas pela Julie, fomos recebidos por un colectivo guapo de chicos italianos (5). Isso explica a grande confusão idiomática que vai na nossa cabeça... O nosso próximo passo é começar a hablar noruegués (porque o grupo dos leonardos de cá tem também 6 noruegueses que são nossos vizinhos) pero eles são meninos e cheiram a leitinho e não querem sair connosco (por enquanto!!!).

As aulas de espanhol estão a correr muy bien e provavelmente nem teremos que fazer exame! ;)

A nossa casa é um verdadeiro spa (de lixo) mas estamos empenhadas em nos mantermos lavadinhas e temos limpo bastante. Já o nosso aspecto fisíco será díficil manter porque no tenemos plancha e solo comemos baguetes e sopas instantâneas...

Apesar de todos os contratempos conseguimos ver a Sagrada Família todos os dias (eheheheh), já estivemos nas Ramblas e hoje passamos a tarde na praia com um solzinho maravilhoso e na companhia dos italianos...

Conseguimos apanhar wireless em casa de uma forma pouco convencional, mas também já conseguimos pagar 4,60€ por uma cerveja que nos soube a 5 (cervejas)!!!

Vivemos com mais quatro pessoas, uma delas portuguesa y muy amable.

Por agora chega porque temos os italianos a nuestra espera... :P


Aquí vamos ser felices!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :D


Las portuguesitas

Last call to Berlin

Já todos partiram à excepção das germanófilas e do anglófilo. Vemos as primeiras reacções dos que chegam, e falamos entre nós acerca da nossa vontade de que o dia 14 chegue depressa.
Eu, como prevenida que sou, começo já a organizar as minhas coisas que quero levar, e penso inúmeras vezes naquilo que me poderá ser útil ou não. Além do essencial, livros e música é aquilo que não falta na minha bagagem. Comigo levo também muita vontade de aprender e de criar laços com as pessoas e com as calçadas da cidade de Berlim.
Auf wiedersehen, Lisboa!

Sara Leal

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Momentos Pré-Partida...


Restam-me poucas horas antes da viagem rumo a Arvidsjaur, Suécia. Penso que tenho tudo preparado... Tinha em mente dormir algumas horas antes da partida, mas precisava ainda de fazer algumas coisas... Como por exemplo... o meu blog sobre o meu LdV!
Convido-vos a visitarem-no aqui: http://umaleonardaemarvidsjaur.blogspot.com/.
E como o tempo passa... Ainda ontem estávamos todos juntos em Cascais e agora já quase todos partiram cada um para o seu destino. Sinto-me curiosa em relação a cada um dos meus colegas de aventura... Contem tudo!
Quanto a mim, prometo dar notícias regularmente!
Até já!
***********************
Rita Pascácio

sábado, 19 de janeiro de 2008

Hoje pego na mochila e vou conhecer o mundo!

Já sabemos as datas, as horas e até os segundos que faltam para começar esta aventura que vai parecendo cada vez mais real. Estamos preparados para as dificuldades, para as saudades e até para as restrições. Estamos ainda mais preparados para aprender com os outros e correr com os olhos vendados na busca de novas experiências.
Será este o depósito de experiências que queiramos partilhar entre todos, e com os outros que também visitarão o blog.
Ficamos todos à espera de novidades periódicas das vossas experiências, nos respectivos países de destino - com direito a fotos, sempre que possível.

Sara Leal